Fiéis andam mais de 200 km a pé para irem a Santa Cruz dos Milagres

A Associação dos Peregrinos Amigos de Monsenhor Gil-PI, realizou no período de 22 a 30 de julho de 2017, a 20ª CAMINHADA DA PURIFICAÇÃO DO CORPO E DA ALMA, NA TRILHA DA FÉ E DA ESPERANÇA. Neste período, comemorou-se os 20 anos da realização dessa manifestação cultural do povo de Monsenhor Gil-Pi, com direito a bolo de aniversário.

Teve início na madrugada do sábado (22/07), a 20ª Caminhada da Purificação do Corpo e da Alma, na Trilha da Fé e da Esperança, a qual é realizada em um percurso de 206 quilômetros, ida e volta em 09 dias de romaria entre os municípios de Monsenhor Gil-Pi, Passagem Franca-Pi, Prata do Piauí, São Miguel da Baixa Grande, São Miguel do Tapuio e Santa Cruz dos Milagres, na região do Médio e Baixo Parnaíba. O evento religioso é organizado pela Associação dos Peregrinos Amigos de Monsenhor Gil-Pi, que tem como presidente Francinaldo Morais. A caminhada remonta ainda das décadas de 40 a 50, quando alguns moradores se uniam para fazer o percurso a pé ou no lombo de cavalos e jumentos com o intuito de fazerem promessas e preces para agradecer a Santa Cruz dos Milagres pelas graças alcançadas.

Ciente da importância da religiosidade dos fiéis de Monsenhor Gil e demais região, que a partir do ano 1997, os romeiros Zé Noronha, Elpidio, Marcelo e Francinaldo Morais, reativaram e intensificaram o movimento de uma forma organizada e regulamentada. Por essa razão, a Associação dos Peregrinos (APAMGIL), resolveu homenagear neste ano algumas pessoas por conta de apoios, patrocínios, bem como os participantes mais antigos do evento.

Todos os anos a legião de caminhantes se concentram em frente à Igreja Matriz de Menino Deus. Local onde eles partem na madrugada de sexta para sábado, tendo os caminhos e trilhas iluminados pela lua. Entre os caminhantes, inúmeros animais (jumentos) carregam os utensílios e alimentação num percurso que dura 09 (nove) dias de ida e volta. Em fila indiana eles enfrentam poeira e sol durante o dia, e às vezes, muito frio durante a noite. Segundo o presidente da APAMGIL, Francinaldo Morais, a maior parte do trajeto é feito de madrugada e segue até as 08h00 horas do dia seguinte. Ocasião em que todos se mobilizam em regime de mutirão para montarem acampamento e prepararem as refeições. Depois o descanso merecido debaixo das árvores e entre os animais.

Conforme a programação, a romaria começou às 12h30min do dia 22/07 com a benção e envio dos romeiros e romeiras realizado pelo padre Ronald Ciriaco na igreja do Menino Deus em Monsenhor Gil-PI. Após essa cerimônia religiosa foi servido um café aos participantes na Praça da Igreja Matriz, e, em seguida deu-se a partida rumo ao Santuário de Santa Cruz dos Milagres-Pi, fazendo o primeiro rancho no Santuário do Furtuoso, na localidade Tranqueira, no município de Passagem Franca, onde os peregrinos são agraciados. Após uma reflexão, seguem sua trajetória pelos municípios de Prata do Piauí, São Miguel da Baixa Grande e São Miguel do Tapuio. Atravessam várias colinas e pelos rios Berlenga, Sambito e São Nicolau, até chegar ao município de Santa Cruz dos Milagres que os recebe.

Depois de um dia e meio de descanso retornam novamente a pé até o município de origem e de seu destino final, sendo acolhidos pela comunidade e todos participam da celebração em ação de graças e comemoram os 20 anos desta caminhada.


Fonte: Francinaldo Morais

Fotos Relacionadas

SANTA CRUZ DOS MILAGRES Brasão Bandeira
Imagem do Município
Dados Informativos
Rua Sao Nicolau, S/N
CENTRO
SANTA CRUZ DOS MILAGRES - 64315-000
(086) 3469-1118-3469-1118
www.santacruzdosmilagres.pi.gov.br
Histórico do Município
Mapa do Município
Câmara Municipal
Padroeiro Santa Cruz
Clima
Vídeos



PUBLICIDADE

REDE SOCIAL